Skip to content

ABGLT ganha status consultivo em conselho da ONU

01/12/2009

Pela primeira vez, uma organização representante da comunidade GLBT (XYZ) do Hemisfério Sul conseguiu status consultivo em um conselho da Organização das Nações Unidas (ONU). A dona do feito é a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que na última segunda-feira, dia 27, obteve vaga no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc).

O status consultivo é uma das principais formas de acesso ao sistema da ONU pela sociedade civil. Permite que organizações não governamentais possam apresentar depoimentos verbais e relatórios escritos em reuniões da ONU, e que possam realizar eventos nas dependências da Organização. Com o status, a ABGLT pode informar a ONU sobre a violação de direitos humanos e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero que ocorre pelo mundo.

De acordo com o presidente da ABLGT, Toni Reis, o Conselho concedeu o estado consultivo à Ong brasileira com 25 votos a favor, 12 contra e 13 abstenções. Os países que votaram a favor da concessão do status foram Alemanha, Bolívia, Brasil, Canadá, El Salvador, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Japão, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, República de Coreia, Reino Unido, România, Suécia, Uruguai e Venezuela

“É uma vitória para os direitos humanos das pessoas LGBT,” disse Toni. Há três anos, a Ong presidida por ele tenta esse reconhecimento. O processo incluiu a elaboração de dossiês, encaminhamento de documentação, entrevistas, auditorias jurídicas e (muita) articulação política.

Fonte: Jornal O Povo

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: