Skip to content

Diretores de ONG são discriminados em bar no centro de Curitiba

13/01/2010

O presidente e o secretário geral do Centro Paranaense da Cidadania (CEPAC) foram vítimas de discriminação no bar e lanchonete X Bom, no centro da capital paranaense. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Homossexuais (ABGLT), em nome do seu presidente, Tony Reis, lançou uma nota informando o caso à sociedade.

Como diz a nota, Igor Francisco (19) presidente do CEPAC e o secretário geral Alberto Alexandre Schmitz (23), relataram que estavam no bar quando perceberam que um casal de amigos que estava na calçada foi intimidado por um garçom do estabelecimento por estarem de mãos dadas. Segundo os jovens, o funcionário do X Bom comunicou que eles deveriam soltar as mãos ou ele iria partir para a agressão física.

Igor e Alberto, que assumiram a diretoria da ONG em dezembro de 2009, são militantes dos direitos humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), e tentaram intermediar, porém foram ameaçados com empurrões pelo garçom. Os jovens contaram ainda que a gerente do bar, que assistia a agressão, disse a eles que aquele era um local de família e que “pouca vergonha” não seria admitida ali. Após a confusão, os diretores do CEPAC registraram Boletim de Ocorrência no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, no bairro Portão.

O Centro de Referência LGBT, que atende vítimas de discriminação e que é executado pelo CEPAC, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, está assessorando seus diretores. O coordenador do Centro de Referência, Márcio Marins, disse que é muito comum LGBT’s sofrerem agressão em locais públicos, contudo, muitas vítimas não denunciam o fato. “Todas as pessoas que sofrerem discriminação por orientação sexual e identidade de gênero podem buscar nossa assessoria”, afirmou Marins.

Serviço:

O atendimento do Centro de Referência é gratuito e pode ser agendado pelo telefone (41) 3222 3999 ramais 21 e 22.

Fonte: Toni Reis

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: