Skip to content

Escola ainda não está preparada pra lidar com homofobia

25/11/2010

Na última terça-feira, 23, foram apresentados os resultados de uma pesquisa sobre homofobia no ambiente escolar. Os dados foram divulgados durante seminário que a Câmara dos Deputados realiza sobre o assunto. Realizado com verba do Ministério da Educação, o estudo confirma aquilo que muita gente sente ou já sentiu na pele: na maioria dos casos, professores não estão preparados para lidar com a discriminação contra alunos gays, e muitas vezes simplesmente ignoram o problema.

A pesquisa passou por onze capitais brasileiras e ouviu 1,4 mil pessoas, entre professores, alunos, diretores de escola gestores de secretarias de ensino e outros profissionais do setor. A ONG Pathfinder International foi uma das que ajudaram na realização do levantamento. Seu diretor, Carlos Laudari, ressalta que os resultados mostram que “em diferentes níveis, a homofobia é constante nas escolas e muitas vezes é entendida como algo natural”.

Entre os depoimentos colhidos dos entrevistados está o de um aluno de 12 anos, que quando perguntado se havia travestis em sua escola, respondeu que “graças a Deus, não”. Outro disse achar “nojento” ver dois homens se beijando. Já um professor disse acreditar que beijo gay “não é normal”.

Ainda segundo a pesquisa, o despreparo por parte do corpo docente é resultado de vários fatores. Entre eles estão a grade curricular engessada, a ausência da educação sexual como disciplina efetiva e mesmo a simples falta de interesse sobre o tema. Como resultado, alunos homossexuais tendem a apresentar mais problemas de depressão, baixa autoestima, violência e evasão escolar.

 

Fonte: Mix Brasil

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: