Skip to content

Dica de Leitura: Estudos Sobre a Homossexualidade

20/07/2011

Durante o 12º Simpósio da AJB (Associação Junguiana do Brasil), em 2004, analistas debateram uma possível abordagem junguiana da sexualidade, principalmente na relação entre parceiros do mesmo sexo. Fruto desse encontro, “Estudos Sobre a Homossexualidade”, recém-lançado pela editora Vetor, traz seis apresentações sobre o tema.

Segundo o analista Gustavo Barcellos, “o uso do termo ‘homofobia’ denota que estamos, como outras formas de fobias, diante de uma doença. O termo está em uso no jargão psicológico desde 1972, quando apareceu pela primeira vez no livro de George Wienberg, ‘Society and the Healthy Homosexual’. Assim, podemos entender que ela segue os padrões básicos das dinâmicas fóbicas: medo intenso, associado a repulsa, que leva que leva gradativamente a um empobrecimento da vida emocional e do comportamento social.”

A homofobia, de acordo com Barcellos, “pode facilmente avançar para um sentimento de ódio, beirando níveis quase paranoicos de rechaço que podem gerar comportamentos violentos.”

O livro faz parte da coleção “Anima Mundi”, série que pretende levar ao grande público os temas discutidos pela comunidade científica.

 

Estudos Sobre a Homossexualidade

Editora: Vetor

Páginas: 140

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: